quinta-feira, 22 de março de 2018

EdUFMT lança publicação sobre incentivos fiscais em Mato Grosso



Hoje (22), a Editora da Universidade Federal de Mato Grosso (EdUFMT) lançou mais uma publicação com o selo digital #EdUFMT_Digital. Disponível para download gratuito, 'Incentivos fiscais e suas contribuições para o desenvolvimento econômico: PRODEIC em Mato Grosso (2003-2014)' é de autoria de Fernando Vieira e Dirceu Grasel. 


O livro investiga as contribuições que as concessões de incentivos fiscais, na forma de renúncias tributárias, oferecem para o desenvolvimento econômico. Tida como meio de captar recursos produtivos, esta ferramenta da política fiscal é assunto recorrente em discussões acerca da sua eficácia e legitimidade, considerando o ônus financeiro que ela indiretamente acarreta aos cofres públicos e à sociedade, bem como a um nebuloso entendimento ordinário do tema.

Além disso, o livro traz um estudo de caso aplicado aos resultados que o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado de Mato Grosso – Prodeic implicou na economia local entre os anos de 2003 e 2014 exemplificou o nível de relevância que as renúncias tributárias têm, ou não, para as políticas de desenvolvimento regional. 

Para download da obra, acesso a livraria online da EdUFMT

SOBRE OS AUTORES

FERNANDO VIEIRA

É auditor da Controladoria Geral do Estado de Mato, possui graduação em Economia e é mestre em Agronegócios e Desenvolvimento Regional pela Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT, Cuiabá, MT). 

DIRCEU GRASEL 

É Professor Titular do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT, Cuiabá, MT). Mestre e Doutor em Engenharia de Produção/UFSC.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial